28 novembro 2009

Tipos de violência..


Oi gente!
Lembra da postagen acerca de violència? Pois é... Promessa feita e cumprida, eu disse que estaría postando sobre os tipos de violência e aqui estão, espero que saiba usar bem estas informações, pois são valiosas para os que estão sofrendo.

DISTINTOS TIPOS DE VIOLÊNCIA

Podemos ver que a violência familiar é um tipo de relação destrutiva entre os membros de uma família, que dividem ou não a mesma casa. Se caracteriza pelo abuso de poder através de ações ou omissões reinteradas que produzem danos físicos ou psicológicos, em primeira instância, a vitima mas também ao agressor.

Entre os distintos tipos de violência encontramos:

VIOLÊNCIA FÍSICA
A violência física é aquela que pode ser percebida objetivamente por outros ou outras, habitualmente deixa marcas externas e está relacionada ao uso da força. Inclui, golpes, empurrões, socos, bofetadas, puxões de cabelo, facadas, lançamentos de objetos, chutes, feridas de armas de fogo, armas brancas, tentativas de asfixia e ações que causam dano físico e vão en detrimento a vida, feticidio ou homicidio.
Esta violência não anula imediatamente a pessoa senão que vai deteriorando o afetado progressivamente.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
São ações ou omissões dirigidas a um membro da família que afeta sua saúde mental e emocional produzindo dano em sua autoestima, em sua capacidade como pessoa. Atos de indiferença, denegração, contrôle, bloqueio da autonomía, isolamento de amizades e famílias, ciúmes excessivos, burla, discriminação, desvalorização ou crítica permanente, expressões não verbais: como gestos, olhares penetrantes e silêncios, que afetam a tal ponto de perder a autoestima e a segurança em si mesmo, ridicularização, indiferença, ameaça, abandono, atos violentos contra terceiras pessoas, animais ou objetos com o propósito de intimidar e chantagear.

VIOLÊNCIA SEXUAL
Na informação mundial sobre a violência e a saúde, a violência sexual se define como " tentativa de consumar um ato sexual, comentários ou insinuações sexuais não desejados, ou as ações para comercializar ou utilizar de qualuquer outro modo a sexualidade de uma pessoa mediante coação por parte de outra pessoa, independentemente da relação desta com a vítima, em qualquer âmbito, incluidos o lar e o lugar de trabalho".
A violência sexual envolve o sexo de qualquer tipo, quando em coação, incluindo o uso da força física, a agressão mediante órgãos sexuais, o abusol incluindo a humilhação sexual, o casamento ou coabitação forçados incluindo o casamento de menores, a prostituição forçada e comercialização de mulheres, o aborto forçado, a proibição ao fazer uso do anticoncepcional ou adotar medidas de proteção contra doenças, e os atos de violência que afetam a integridade sexual das mulheres, tal como mutilação genital feminina, as inspeções para comprovar a virgindade e violação marital.
se considera violação a todo ato forçado de penetração oral, vaginal ou anal. Pode existir violência sexual entre membros de uma mesma família e pessoas de confiança, e entre conhecidoes e extranhos. A violência sexual pode ter lugar durante todo o siclo vital, desde a infância , até a velhice, e inclui a mulheres e homens, ambos como vítimas e agressores. Ainda que afete a ambos os sexos, com mais frequência é levada a cabo por meninos e homens a meninas e mulheres.

VIOLÊNCIA ECONÔMICA
Consiste em submeter a outra pessoa a uma dependência econômica, restringindo ou usando o dinheiro como elemento de poder na relação.
É a violência entendida como desigualdade no acesso aos recursos compartilhados: negar o acesso ao dinheiro, impedir o acesso a um posto de trabalho, a educaçao, etc...

VIOLÊNCIA ESPIRITUAL
Aquelas condutas que consistem em obrigar a outra pessoa a aceitar um sistema de crenças ou religião determinada, ou estão dirigidas a erosionar ou destruir as crenças de outro através do ridículo ou do castigo.
Quando se recorre a fé ou a crença para abusar se trata de um exercício de poder, que não permite que a pessoa possa decidir, determinar ou julgar sua situação, sua vida, etc. Muitas vezes se utiliza a extorção, o medo ao castigo ou as consequências, para obrigar ou submeter uma pessoa a determinadas órdens ou formas.
Isso gera escravidão ao invés de serviço, temor ao invés de fidelidade, e relações de desigualdade e hierarquías, aonde a opressão se confunde com a sujeição.

Fiquem na paz! e até a próxima, mais adiante estarei dando continuidade a este estudo... Com amor seus pastores.


2 comentários:

  1. Violência só gera violência!
    Achei legal vcs expandirem o assunto, pois muitas vezes achamos que a violência é só a agressão física né!

    ResponderExcluir